quarta-feira, 12 de setembro de 2012

Explanação dos Dons de Revelação

1º Grupo:Dom da Revelação

O DOM DA PALAVRA DA SABEDORIA. 

cor.12.8; trata-se de uma mensagem vocal sabia, enunciada mediante a operação sobrenatural do Espírito Santo . Tal mensagem aplica a revelação da Palavra de Deus ou a sabedoria do Espírito Santo a uma situação ou problema especifico. Não se trata aqui da sabedoria comum de Deus, para o viver diário, que se obtém pelo diligente estudo e meditação nas coisas de Deus e na sua Palavra, e pela oração. A palavra da sabedoria quando se refere a um dom do Espírito Santo, é dada de um modo sobrenatural a um crente, que usando esta sabedoria resolveu problemas em circunstancia difíceis, e por causa disso da gloria a Deus. Exemplo na bíblia foi quando Salomão teve de julgar o caso das 2 crianças das prostituta em. 1reis 3.16-28. Outro exemplo é de uma mulher pegue em adultério, que o Senhor Jesus mandou atira a primeira pedra. O DOM DA PALAVRA DA CIENCIA – cor.12.8. A bíblia refere-se a este dom como palavra da ciência, em vez de dom do conhecimento e há um motivo para esta distinção. Se nos referíssemos a este dom como o dom de conhecimento, isto incluiria tudo sobre o conhecimento a Deus. Mas o dom da palavra da ciência refere-se a parte do conhecimento de Deus que ele mesmo queira revelar-nos. Trata-se de uma mensagem vocal, inspirada pelo o Espírito Santo, revelando conhecimento a respeito de pessoas, de circunstancias, ou de verdades bíblicas. O dom da palavra da ciência é uma informação revelada a alguém que tenha este dom, quando há uma necessidade especial para o reino de Deus ou quando a causa é o evangelho de Cristo necessita ser revelado aos filhos de Deus. Quando não existe um meio humano para conhecermos as circunstancias, Deus revela este conhecimento aos crentes através do Espírito Santo pela a revelação, sonhos ou visões. Tal conhecimento não é recebido por estudo humano, nem pela informação transmitida em segredo de uma para outra. Mas pelo conhecimento que o Espírito Santo revela aqueles que receberam este dom. As escrituras nos da muitos exemplos, onde o dom da palavra da ciência operava de modo sobrenatural pelo o Espírito Santo entre o povo de Deus. Exemplo: Josué 7 na derrota de Ai. Atos 5. Ananias e sua mulher Safira. Samuel, Eliseu. Tinha esse dom. O DOM DE DISCERNIMENTO DE ESPIRITO. – 1cor.12.10. Trata-se de uma dotação especial dada pelo Espírito, para o portador do dom discernir e julgar corretamente as profecias e distinguir se umas mensagens provem do Espírito Santo ou não. Muitas pessoas hoje confundem o dom de discernimento de espírito, com leitura da mente. Vários que confessam que receberam este dom criam grandes confusões nas igrejas, assumindo o papel de detetive espiritual. Para simplificar, neste universo há espíritos que pertence a Deus e espíritos que pertence ao diabo. Portanto, há ocasião em que as palavras são faladas pelo espírito do homem, que é diferente de quando falada pelo o Espírito Santo ou pelo o espírito de Satanás. Se não tivermos preparados, em profundidade, para discernir e combater aqueles que penetram em nosso meio, com espíritos enganadores e doutrinas de demônios, grande perigo vem sobre o rebanho dos crentes enfraquecidos. Como qualquer outro dom, o dom de discernimento de Espírito não é possuído por qualquer pessoa ou usado em qualquer tempo. Este dom esta com o Espírito Santo, e ele o manifesta de acordo com a necessidade, através do vaso escolhido de Deus. Exemplo deste dom. Atos .16.16-18 quando Paulo expulsou o espírito adivinho da jovem.
2º Grupo OS DONS VOCAIS O DOM DE LÍNGUAS
1cor. 12.10, menciona línguas: a um dado variedade de línguas. As línguas devem ser colocadas em duas categorias: como um sinal e como um dom. O falar em línguas que nós previamente discutimos. Fato que ocorre quando alguém recebe o batismo do Espírito Santo. É chamado línguas de sinais. O que é uma prova exterior do enchimento do Espírito Santo, relatados em atos. As línguas mencionadas em 1corintios cap.12 e cap. 14 são as mesmas relatadas em atos. Porem usadas com propósito diferente. Portanto, são chamadas línguas como dom. Qual é a diferença? Falar em línguas é um sinal. As línguas cessam depois da iniciação do batismo do Espírito Santo. Para a pessoa continuar falando em línguas, ela deverá receber as línguas como um dom. há casos em que pessoas recebem ao mesmo tempo as línguas como um dom e como um sinal. Falar em língua como um dom. significa que as línguas continuam para beneficio da vida de oração. Podemos resumir algumas razoes para a liberação deste dom: Possibilita uma profunda comunicação espiritual com Deus. 1co.14.2 Traz progresso a vida de fé. 1 cor.14.4 Ao lado do dom de interpretação de línguas, falar em línguas produz o mesmo efeito que a profecia. 1cor. 14.13. Este dom é uma porta para tornar uma oração mais profunda e do mesmo modo, o louvor. 1cor. 14.15 Um sinal para os incrédulos. 1cor. 14.22 A pessoa que recebe o batismo do Espírito Santo e fala em línguas, tem fé fervorosa e vida de vitoria. Em 1 cor. Cap. 14 , nos fala dos muitos beneficio do falar em línguas. O DOM DE INTERPRETAÇAO DE LINGUAS. 1co.12.10. Ninguém pode entender uma mensagem dada em línguas até que o sentido seja revelado por Deus através do dom da interpretação de línguas. A interpretação de línguas é diferente de uma tradução comum. A Tradução dá o sentido palavra por palavra de uma língua estrangeira. A Interpretação deixa claro o sentido dessa mesma língua. Como a interpretação de línguas é um dom de Deus manifestado através do homem, não devemos considerá-la como sendo igual a Bíblia em autoridade. É necessário muito cuidado com a interpretação de línguas, ai deve entra o discernimento. A interpretação de línguas, depende muito da condição de fé do interprete, da vida de oração, e da profunda comunicação espiritual dele com Deus. Pode haver ocasiões em que os pensamentos pessoas do interprete ou a interferência do diabo influam na interpretação. Como outro qualquer dom, o dom de interpretação de línguas é manifestado através do milagre da interpretação do Espírito Santo. Ninguém pode interpretar mensagens em línguas continuamente, como faria se estivesse traduzindo uma língua estrangeira. Interpretação de línguas é possível só quando Deus permite a inspiração para isso. Primeiro uma pessoa para interpretar uma mensagem dada em línguas as vezes o faz pela a fé, através da ordem do Espírito Santo em seu coração., a qual se torna uma urgência repentina em seu espírito. Segundo, quando uma alguém dá uma mensagem em línguas haverá ocasião em que apenas o sentido geral da mensagem é relatado ao coração. Nesse caso todas as palavras da mensagem não são conhecidas. O DOM DE PROFECIA - 1 cor. 12.10. Quando dizemos profecia, entendemos de maneira literal como sendo a revelação da palavra de Deus sobre o futuro. O apostolo Paulo escreveu: Pois a profecia nunca foi produzida por vontade dos homens, mas os homens santos da parte de Deus falaram movidos pelo Espírito Santo. 2 Pedro1.21 Por sua especial providencia, Deus cuidou que as providencia e escritos bíblicos fossem registrado sem falha até que o cânon (os livros da bíblia oficialmente aceitos como genuínos) fosse estabelecido. Devido a Bíblia estar completa, o dom de profecia dado pelo Espírito Santo é diferente das profecias bíblicas. O principal propósito da profecia revelada sob a unção do Espírito Santo hoje, não é predizer eventos futuros, mas edificar, exortar e confortar crentes. A Bíblia ensina claro: Mas o que profetiza, fala aos homens para edificação exortação e consolação. 1cor.14.3. Embora a profecia seja dada por uma pessoa que tenha recebido esse dom, sua veracidade ou falsidade deve ser discernida e julgada pelos outros crentes. Muitas pessoas, atualmente, usam mal este dom e as vezes o fazem até com certos abusos. Tendo deixado os ensinos do evangelho, tais pessoas profetizam destinos, fortunas, como se fossem adivinhadoras ou cartomantes. Pessoas assim não receberam o verdadeiro dom do Espírito Santo, mas são possuídas por espíritos mentirosos, e tem-se tornado profetas de espíritos malignos de adivinhação. Assim como todos os outros dons, o dom de profecias é dado para pregar o evangelho e edificar a igreja. Não é dado para satisfazer desejos pessoais ou como instrumento de superioridade. Aquele que tenha recebido esse dom pela a inspiração do Espírito Santo deve usá-lo apenas para pregar o evangelho e para salvar as almas perdidas.

  3º Grupo DONS ESPIRITUAIS DE PODER. O DOM DE FÉ. 

 A outro, pelo mesmo Espírito, foi dado fé. 1cor. 12.9. Fé é o tesouro sem o qual o homem não pode viver. Assim como uma pessoa nasce com olhos, ouvidos, nariz e boca, assim também nasce com fé. Algumas pessoas desenvolvem a fé de forma mais rápida que outras. Se tiverem grande determinação na vida, seu crescimento na fé será grande, porém em outras pessoas este mesmo crescimento é mais lento, pois são pessimistas e negativos. Mas pensemos agora sobre a fé cristã. Nos dias de hoje, expressões como pedi a fé ou tenho pouca fé sempre partem da boca dos cristãos. Alguns crentes podem dizer: minha fé parece tão fraca. Apesar de Deus não louvar a fé fraca de ninguém, Ele nunca disse que fé fraca não serve para nada. Esta escrito em Mateus 17.20. Sobre a fé do grão de mostarda. Não é importante ser a fé forte ou fraca, grande ou pequena, mas sim que você tenha fé viva e não morta. Uma fé tão pequena como a do grão de mostarda, mas viva, atuante e crendo nos milagre de Deus. Produzirá grande poder que vai além da imaginação humana. O dom da fé recebido do Espírito Santo tem características bem diferentes dos tipos de fé anteriormente. Fé concedida como um dom é, por si mesma, trabalho direto e imediato do Espírito. o que quer dizer que a fé que vem de Deus é depositada no coração do crente. Esta fé forte, que vai alem da imaginação humana, é produzida de tal modo que grandes milagres podem ser realizados por Deus. O crente não possui sempre esta fé, ela só é manifestada quando surge uma necessidade, de acordo com a hora e lugar que o Espírito Santo determinar.


O DOM DE CURA

E a outro, é dado pelo mesmo Espírito, dons de curar. 1 cor.12.9.
 Fé cristã e cura são inseparáveis. É verdade que cura é parte central do evangelho da graça do Senhor Jesus Cristo.Esse dom de Cura é concedido a igreja para restauração da saúde física, por meios sobre naturais.O dom de cura não são concedidos a todos os membros do corpo de Cristo.Todavia, todos podem orar pelos enfermos. Havendo fé, os enfermos serão curados, também pode haver cura em obediência ao ensino bíblico.No antigo Testamento Deus revela-se como um Deus que Curra.   
Êxodo 15.26, relata Deus fazendo um pacto com os filhos de Israel.Em Isaias 53. Ele fala com detalhes sobre o trabalho de Jesus e salienta que todas as doenças estão incluídas no ato de redenção.As verdades desta profecias são confirmadas pelos testemunho dos discípulos de Jesus, no Novo Testamento relatado em Mateus 8.16,17.O DOM DE OPERAR MILAGRES  -  A outro  é dado a operação de milagres. 1cor. 12.10.
A palavra milagre refere-se ao marcante ou surpreendente evento que acontece pela direta intervenção de Deus, sem seguir as conhecidas leis da natureza.
Um milagre é a suspensão temporária de leis comuns da natureza. Um milagre é a suspensão temporária de leis comuns da natureza e a intervenção de um poder sobrenatural.O dom de operar milagres inclui atos divino em que se manifesta o reino de Deus contra Satanás e os espíritos malignos.
A Bíblia contém extensa relação de milagres. Examinemos alguns desses relatos.Um dos exemplos mais fortes foi o milagre que Deus operou na vida de Abraão e Sara. Abraão com cem anos e Sara já havia passado da idade de poder conceber.Está fé para operação de milagres não havia sido dada só a Abrão, mas também a Sara.Este é o milagre que, através da intervenção especial de Deus, trouxe uma concepção totalmente impossível pelas leis naturais. Tal ocorrência não é comum.Outro milagre ocorreu quando Moses e os filhos de Israel chegaram as praias do mar vermelho.Pela a lei da natureza, o mar não podia ser dividido de maneira que o povo pudesse atravessar a pé enxuto. Tal fenômeno so pode acontecer pelo poder de Deus manifestando-se sobre a lei da natureza: um milagre.Outra maravilhosa manifestação do dom de operação de milagres teve lugar na vida de Josué. Quando Josué estava dirigindo os filhos de Israel numa terrível batalha contra os amonitas.  Para ganhar eles precisava de tempo, mas o sol começou a se pôr. Josué ergue a voz, ordena o sol num lugar e a lua no outro. ( Josué 10.12,13). O dom de realização de milagres operou  através de Josué naquela hora. Deus suspendeu temporariamente a operação da lei natural para manifestar sua divina providencia.No Novo Testamento também relata muitos casos da manifestação do dom de operação de milagres.As curas que são recebidas do Senhor estão dentro de duas categorias: Algumas vêm pelo dom de cura e outra pelo o dom de milagres.Quando o dom de operação de milagres atua, a doença se afasta na hora e a pessoa de imediato fica  curada.Quando o trabalho é feito pelo dom de cura, a causa da moléstia é removida lentamente e o efeito do tratamento começa a surgir levando ao restabelecimento..TEMA: DONS ESPIRITUAIS
A MANIFESTAÇAO DO ESPIRITO SANTO.
Uma  das maneiras do Espírito Santo manifestar é através de uma variedade de dons espirituais concedido aos crentes.Essa manifestação do Espírito visa à edificação, e a santificação da igreja.Às vezes crentes que recebem a plenitude do Espírito Santo acompanhada de dons, enganam-se grandemente com essas manifestações do Espírito Santo. Alguns pensam que as pessoas que receberam a plenitude e vários dons do Espírito Santo, podem usar esses dons da maneira que preferirem onde e quando quiserem.Pessoas que tentam usar os dons como se o espírito Santo fosse um servo dele. Isso é muito perigoso. E uma atitude semelhante a essa entristecem o Espírito Santo. E quando ele se entristece, os dons cessam de operar através dessas pessoas.E para que os outros acreditem que os dons ainda fluem através delas, começam a operar na carne, que é fraude, muitas vezes inventando mentiras, que trazem desgraças a igreja.
A verdade é que o homem não usa os dons do Espírito. Antes o Espírito Santo que ocupa o homem e o enche. Usa aquela pessoa e manifesta os dons através dela de acordo com a vontade do Espírito. No  momento e na situação em que Ele quer.Qual deverá ser a atitude própria de um crente que experimenta os dons do Espírito Santo?Deve humilhar-se, continuamente, diante da presença de Deus, dedicar-se como vaso puro, e então esperar que o Espírito Santo manifestes os dons através  dele no momento e lugar que o próprio Espírito escolher.Ao Espírito Santo pertencem todos os dons. Os dons e o Espírito Santo não podem ser separados, e o único propósito, para que ele manifeste diversos dons  através de pessoas, é para edificação de sua igreja.
COMO RECEBER OS DONS.
Como podemos converter-nos em vasos, através dos quais o Espírito Santo possa manifestar seus dons.O Espírito de Deus não faz distinção entre pessoas, contando que tenham recebido a plenitude do Espírito Santo. Manifestam os dons e edificam os crentes.
Em 1 cor 12.7, Lemos: A manifestação do Espírito é dada a cada um para o que for útil.
 Isto esclarece que ele usa qualquer pessoa que tenha recebido a plenitude do Espírito como um vaso, através do qual ele manifestará os dons.Como exemplo, temos:  //BILLY GRAHAM//  um homem que obteve a plenitude do ESPIRITO. O mais abençoado evangelista deste século, segundo cálculos, levou a Cristo cerca de cem mil almas. Qual o segredo? //UM HOMEM CHEIO DO ESPIRITO SANTO.//Quando o espírito é derramado, as igrejas estabelecidas começam a buscá-lo com fervor. Os crentes, porem, devem estar preparados para combater doutrinas errôneas ou heréticas que surjam, e que procuram imitar o trabalho do Espírito Santo.
Para que o Espírito Santo seja livre, e cada vez se manifeste mais, devemos conservar uma saudável e forte fé baseada na Palavra de Deus. Para isto, um entendimento básico da doutrina do Espírito Santo é indispensável.


Missionaria Maria Flavia Gomes Melo

Nenhum comentário :

Postar um comentário